8.12.07

Picasso

Pablo Picasso e Françoise Gilot, França, 1948, foto Robert Capa


histórias de artista

Certa manhã de 1909, Pablo Picasso estava pintando o retrato de Ambroise Vollard, célebre negociante de arte e amigo da maioria dos pintores famosos da época. Picasso estava fazendo o contorno dos olhos, procurando ângulos, quadriláteros e cubos no rosto de Vollard. O genial malaguenho estava em sua fase cubista.
- Vamos descansar um pouco - disse o artista, vendo o aspecto cansado do marchand.
Vollard levantou-se, caminhou até a janela e, enquanto observava o rebuliço da cidade, comentou:
- Estava me lembrando do pobre do Cézanne. - Cézanne havia morrido três anos antes. - Ele também me pintou de frente, como você. Cézanne, Monet, Renoir, Sisley!... - os olhos de Vollard se inundaram de nostalgia. - O grupo de pintores mais famosos que a França já teve!
- É verdade, mas Cézanne renegou a todos no final! - replicou Picasso, preparando novas misturas de cores.
Vollard não deu mostras de ter ouvido o cáustico comentário do artista. Voltando a sua posição de frente para a tela, disse:
- Sem dúvida ele tinha um caráter muito especial... parece que ainda escuto sua voz com tosco sotaque provençal, quando ele quase declamava: "Amigos, todo o truque está em reduzir as formas dos objetos à forma do cubo, do cilindro e da esfera!".
Sorriu percebendo a semelhança de sua imitação. Mas Picasso mostrava sinais de impaciência.
- Vamos continuar, monsier Vollard?
O marchand deteve a avalanche de recordações que enchia seus pensamentos e ficou na pose indicada por Picasso. Nos minutos seguintes, só se escutou no estúdio o roçar dos pincéis do artista sobre a tela. De repente, a voz de Picasso quebrou o silêncio.
- Cézanne tinha razão! disse categoricamente.
E continuou procurando novos ângulos, quadriláteros e cubos no rosto de seu amigo Ambroise Vollard.

3 comentarios:

Lúcia dijo...

QUE ARRASO DE FOTOGRAFIA!!!
BEIJO

Hannah dijo...

Hola, Heléna; he visto por technorati que has enlazado mi blog, cosa que te agradezco. En correspondencia paso a hacer lo mismo, a la vez que te felicito por el rincón de arte y cultura que has creado.
Un muy cordial saludo
Carmen Moreno Martín
alias Hannah
de http://serrizomatico.blogia.com

Dayse dijo...

Dois monstros de extrema beleza! O da pintura e o da fotografia.