5.12.07

O Inferno da Biblioteca - Eros em segredo


A Biblioteca Nacional da França (BNF), em Paris, mostrou pela primeira vez uma exposição de livros e gravuras que foram mantidos escondidos do público durante mais de 150 anos devido ao seu conteúdo considerado altamente erótico e imoral.


A mostra O Inferno da Biblioteca – Eros em segredo abordou cinco séculos de erotismo em textos, desenhos e fotografias. O “Inferno” era o nome do código criado pela biblioteca, em 1844, para catalogar obras consideradas libertinas e obscenas. Elas eram mantidas em um acervo de livros raros, e, para consultá-las, era necessário submeter o pedido a um comitê examinador.

“A decisão de impedir o acesso aos livros eróticos não era do poder público e sim dos próprios bibliotecários. No século 19, a BNF se tornou um local público para leitura e, como existia um certo puritanismo, as pessoas queriam evitar que livros ousados circulassem por todas as mãos”, diz Marie-Françoise Quignard, uma das curadores da exposição.

Fonte BBC

4 comentarios:

Santa dijo...

Imperdível!!!

Lúcia dijo...

Sou apaixonado pelo blog e pela beladona do blog:)))

Anónimo dijo...

Taciana/Helena:
Gostei do seu blog. Me pareceu uma pessoa culta. Lamentável que seja uma pessoa que enxerga pouco de política.

Tróia dijo...

Sr Antonio Lyra, agradeço a visita. Quanto a pensar diferente sobre a política brasileira é assim mesmo - democracia. Confronto de idéias.


ps: não sou taciana...Desista rsss