5.2.08

O carnaval Rural de Pernambuco, Brasil








"A Corte Vai Passar: um olhar sobre o carnaval de Pernambuco", ensaio fotográfico de Luis Santos (PE) e Celso Oliveira (RJ)


A crônica das imagens

Por Helena de Tróia

Se for verdade que o registro fotográfico é evitar que a história caia no esquecimento, então, parte da memória visual do carnaval está resguardada. “A Corte Vai Passar: um olhar sobre o carnaval de Pernambuco”, traz em cada imagem documentada a exata expressão daquele homem e daquele lugar, na mais plena de suas festas. Imagens de um carnaval quase esquecido. Um desenho cultural que, se perdido fosse, não poderia ser refeito, pois cada instante que se perde na história das culturas, perde-se para sempre na memória das civilizações. A partir de “um olhar” de reconhecimento, nasce uma bela crônica pictórica narrada pelos fotógrafos Luis Santos e Celso Oliveira. É a história da arte do carnaval rural do nordeste do Brasil , contada por estes dois artistas.

Narrativa e visualidade de uma cultura não lubrificada pelos interesses econômicos tanto na sua produção material quanto nos seus fins ou na recompensa de seus criadores. Tal qual as culturas dominadas, a cultura popular brasileira resiste as indiferenças, vive no lodo dos porões de um sistema cultural maior, ora reproduzida, ora transformada ou simplesmente negada. Aqui, a fotografia cumpre, também, o seu papel social, revela que o artista popular vai bem mais além do que eles, os governantes, possam enxergar. Aqui, cidadãos anônimos - soberanos do imaginário - nos oferecem, além do espetáculo, outros olhares, outros matizes e outras paragens: o direito à criação; à representação; aos bens culturais e, finalmente, a de que todo o indivíduo tem o direito a sua própria cultura.

A Corte Vai Passar... Mais do que um ensaio fotográfico é o gesto, o gosto e o sentimento documentados, sob o olhar preciso de uma lente contadora de histórias e de imagens transmutadas em crônica (como numa máquina de arranjos estéticos) que a memória do carnaval está preservada. E, sob o mais ácido sol, lança-se um olhar no carnaval de Pernambuco, um memorial repleto de imagens reveladoras – imagens descobertas no interior de um imenso território de belezas humanas e de brasis.

1 comentario:

Hannah dijo...

Me ha interesado mucho todo la información que nos has dado sobre ese maravilloso y misterioso carnaval.
Gracias.
Un abrazo
Hannah